Descrição
Parafuso de placa
Serve para Veículos Antigos e Novos
Peças novas (0km)
Parafuso com porca
Valor do par
Medida : 2 cm de diâmetro cabeça do parafuso 1,8 cm comprimento da rosca
Reprodução seguindo as especificações originais
R$ 10,00
R$ 10,00
Parafuso de placa
Serve para Veículos Antigos e Novos
Peças novas (0km)
Parafuso com porca
Valor do par
Medida : 2 cm de diâmetro cabeça do parafuso 1,8 cm comprimento da rosca
Reprodução seguindo as especificações originais
Evolução do automóvel
Ao observar os carros de hoje, modernos, velozes e com muitas opções de complementos, dá para imaginar como eram os carros antigos? Difícil, não? Mas é bem interessante conhecer como se deu a evolução do carro, por isso vale a pena pegar uma carona neste especial e conhecer um pouco dessa história.
O real começo dessa história se dá no ano de 1700 , quando francês Nicholas Joseph Cugnot tem a brilhante ideia de construir um veículo pesando quase 10 toneladas, movido por uma caldeira de vapor, com o objetivo de arrastar peças de artilharia de guerra.
Somente por volta de 1769 foi possível transportar humanos em função da criação do motor a vapor de automóveis e outras modificações no veículo inicial.
Avançando no tempo, o primeiro carro produzido com fins comerciais, foi construído pelo alemão Karl Benz , em 1885, tinha apenas três rodas e motor a gasolina. Outro detalhe sobre esse veículo é que seu sistema de arranque era a manivela… Já pensou como era complicado?
Neste mesmo período, outro alemão fez a diferença na história do automóvel: Gottlieb Daimler inventou, em 1886 , o primeiro veículo de quatro rodas com motor de combustão interna. Sua invenção atingia a velocidade máxima de 16 km/h.
A Inglaterra só foi desenvolver seu primeiro modelo em 1862 , o Lanchester. Logo após dele, vieram outros como: Subean, Swift, Humber, Riley, Singer, Lagonda, etc. Também na Inglaterra, em surgiu 1904, surgiu o primeiro Rolls Royce, que por muito tempo foi o carro mais caro do mundo.
Seguindo as transformações automobilísticas, a Europa seguiu avançando com sua frota de carros: na França – De Dion Bouton, Berliet, Rapid, na Itália – Fiat, Alfa-Romeo, na Alemanha – Mercedes-Benz, já a Suíça e a Espanha partiram para uma linha mais potente e luxuosa: o Hispano-Suiza.
Nos Estados Unidos , a novidade só vai chegar em 1892 , com Henry Ford que produziu seu primeiro carro.
Com a recessão geral depois da Primeira Guerra Mundial, os fabricantes precisavam fazer uma linha de produção mais barata, portando nessa época os automóveis seriam mais compactos e fabricados em séries.
Seguindo essa linha Henry Ford, nos Estados Unidos e Willian Morris, na Inglaterra, produziram modelos que se tornaram populares : o Ford, o Morris e o Austin. Além disso, novas indústrias começam a despontar no mercado, como é o caso da General Motors e Volkswagen.
Daí em diante os carros passaram por inúmeras mudanças e o que vemos são principalmente melhorias, tais como: conforto, rapidez, segurança, assim como variedade e qualidade andam sempre juntas.
Com todo esse desenvolvimento na indústria automobilística é importante mencionar que é um setor que gera milhões de empregos em todo mundo e movimenta bilhões de dólares, gerando lucros para as multinacionais que os fabricam.
E no Brasil…
No Brasil o primeiro automóvel chegou 1893 , comprado por Santos Dumont, inventor do avião. Demorou ainda algum tempo para que outras pessoas adquirissem esse luxo. Por isso só foi possível conhecer melhor essa maravilha após a Segunda Guerra Mundial.
Apesar de algumas montadoras como a Ford e a General Motors já terem se instalado no Brasil na década de 30, foi somente em 1956, período de governo de Juscelino Kubitschek que as multinacionais automotivas começaram a montar os automóveis por aqui. Primeiramente fabricaram caminhões, camionetas, jipes, furgões e, finalmente, carros de passeio.
Curiosidade
Nos primeiros anos do século XX, a maioria dos automóveis produzidos era movida a energia elétrica ou a vapor. Foi somente na década de 1920 que os automóveis com motor a gasolina passaram a ter a preferência dos consumidores.
As caminhonetes Ford sempre foram os carros número um em vendas nos Estados Unidos. Lá na sua origem, as primeiras caminhonetes Ford nada mais eram do que adaptações de carrocerias sobre o mesmo chassi de qualquer Ford T, que era polivalente, como já vimos aqui. A robustez do Modelo T ajudou a firmar as caminhonetes Ford na memória do americano como a própria definição de um automóvel forte, resistente e confiável para as mais difíceis situações. As caminhonetes Ford se tornaram o cavalo do caubói moderno americano, numa definição que li outro dia. Está é a essência das caminhonetes Ford, desde sua origem. Não obstante o uso duro e pouco nobre, algumas picapes ainda se tornaram clássicos, como foi o caso da F1 modelos 1953 a 1956, cobiçadíssimas. Para mim, esta geração e a anterior são um dos mais belos desenhos de automóvel de todos os tempos, que me perdoe a Senhora Marta Rocha.
Reuni as imagens abaixo para mostrar, através da fotografias, um pouco da história e da beleza das caminhonetes Ford. Incrível como estas máquinas estavam presentes em tantos aspectos do nosso dia a dia, até bem pouco tempo atrás. Aqui mesmo em Niterói, Rio de Janeiro, até a alguns anos atrás, todos conhecíamos um depósito de gelo muito antigo que utilizava nas entregas do dia a dia uma F1 1954, ainda com seu motor V8, comprada de segunda mão nos idos de 70 e poucos, já com muitos anos de serviços prestados! Aguardo seus comentários.
Algumas propagandas de época, muito bem digitalizadas, por sinal. Clique para ampliar e imprimir.
Todas esta bela coleção veio lá do About. Só lamento não ter encontrado, nem nesta coleção nem em outra, fotos com qualdiade das picapes Ford a partir de 1937. Quero dizer fotos limpas, com boa resolução e de preferência em estúdio ou produzidas, como estas. Uma pena, pois são carros lindíssimos. Caso saiba onde eu encontro, avise.
Bom, se não são clássicos estes Fords na definição dos entendidos, pelo menos na minha são. São carros lindíssimos que representam possivelmente a época mais criativa da Ford e uma das mais marcantes da história do automóvel. Todas em alta resolução, clique para ampliar e salvar. O que estes carros me fazem lembrar é que os Fords nasceram e foram po rmuito tempo o carro do trabalhador comum. O primeiro carro, a realização de um sonho, das famílias mais simples e que por isso mesmo mais se encantaram com eles, ao contrário de quem comprava um Le Sabre, por exemplo. Talvez por isso eu goste tanto dos Fords desta época.
Informe seu login e senha para fazer seu pedido online: caso não tenha cadastro ainda faça seu Registro.
Deixe uma resposta